Chocolatey – Um poderoso gerenciador de pacotes para Windows

Para ser um desenvolvedor, pense como um! Mas o que isso significa? Somos desenvolvedores, ou seja, responsáveis por construir soluções. Logo, devemos ter a capacidade de simplificar as coisas, construir soluções que, de preferência, possam ser reutilizáveis. Entenda que por “construir soluções” não estou necessariamente referindo-me a construir código. Continue lendo esse post para saber como tornar sua vida mais dinâmica utilizando o Chocolatey (gerenciador de pacotes para Windows). Aposto que você irá se surpreender.

Gerenciador de pacotes vs Gerenciador de dependências

Um gerenciador de pacotes é uma ferramenta utilizada para instalação, remoção e atualização de programas/pacotes ou software.

Um gerenciador de dependências é uma ferramenta que permite registrar dependências externas (bibliotecas) que serão utilizadas por nossa aplicação.

Chocolatey

O Chocolatey entra na categoria de gerenciador de pacotes, mais precisamente para sistemas Windows. Aí você pode perguntar, e o que eu ganho com isso? Minha resposta: tempo e praticidade!

Imagina o seguinte, você precisa instalar o Node.js ou um simples leitor de PDF como o Adobe Reader. Quais seriam os passos que deveriam ser seguidos para instalar qualquer uma dessas ferramentas? Ir ao site do fornecedor — caso não saibamos o endereço será necessário pesquisar no “Google” –, procurar a área de download, talvez preencher algum formulário ou captcha, efetuar o download, instalar e configurar a ferramenta.

Com um gerenciador de pacotes a coisa é diferente, por meio de um comando de terminal (neste caso CMD) conseguimos instalar o pacote (software) desejado, muita das vezes sem interação manual alguma. Isso funciona muito bem no universo Unix-Like (Linux) e MacOS. Mas você também pode ter isso no mundo Windows. Ainda não se convenceu? Calma, até o fim deste post você irá aderir ao Chocolatey!

Instalando o Chocolatey

As instruções de instalação podem ser encontradas em: https://chocolatey.org/install

Mas deste ponto em diante tentarei transcrever os passos necessários para instalar o Chocolatey e utilizá-lo para instalar pacotes de terceiros. Vamos aos passos:

1 – Localize o ícone do prompt de comando (CMD) no Windows, clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione a opção “Executar como administrador“.

Obs: não adianta ser apenas administrador da máquina, você precisa executar o prompt por meio da opção “Executar como administrador“, do contrário receberá um erro indicando que não possui privilégio para executar a ação, consequentemente o processo de instalação do Chocolatey irá falhar.

2 – Agora execute o comando de instalação do Chocolatey. Na URL indicada no inicio deste tópico, procure por “Install with cmd.exe“, você irá encontrar a linha de código que deve ser executada no prompt aberto no passo anterior. Recomendo que vá até o site, pois no momento em que lê este post, pode ser que o manual da ferramenta esteja considerando uma instrução diferente da que apresento abaixo:

@"%SystemRoot%\System32\WindowsPowerShell\v1.0\powershell.exe" -NoProfile -InputFormat None -ExecutionPolicy Bypass -Command "iex ((New-Object System.Net.WebClient).DownloadString('https://chocolatey.org/install.ps1'))" && SET "PATH=%PATH%;%ALLUSERSPROFILE%\chocolatey\bin"

3 – Feche o prompt e repita o passo 1, ou seja, re-abra o prompt utilizando a opção “Executar como administrador“.

4 – Execute:

choco -?

A instrução acima irá gerar um output de ajuda, mostrando na ultima linha qual versão do Chocolatey você instalou.

Exemplo de uso do Chocolatey

Agora irei demonstrar como podemos instalar um software utilizando o Chocolatey. Supondo que você quer saber se o git é suportado pelo Chocolatey, execute:

choco search -e git

A opção -e faz uma busca exata pelo título/nome do pacote, neste caso “git”. Quando omitimos este parâmetro a busca é realizada no contexto global, ou seja, tanto por comparação de título como descrição do pacote, o que, por consequência, irá retornar uma lista bem vasta.

Já se quisermos obter informações quanto a um pacote, podemos executar a instrução abaixo para saber mais sobre ele:

choco info git

Ao ler o output retornado pela execução da instrução acima, podemos observar que este pacote realiza tanto a instalação do git-core como do bash emulator (Git-Bash). Ótimo, é esse mesmo que recomendo para meus alunos. Desenvolvedor que é desenvolvedor tem que usar git na unha kkkk. Para instalar execute:

choco install git

No próprio prompt o Chocolatey irá perguntar se você autoriza a instalação. Digite Y e pressione ENTER.

Ao final do processo a ferramenta irá informar se o processo ocorreu com sucesso e quantos pacotes foram instalados. Neste caso serão dois, pois estamos falando do git + bash.

Você pode consultar a lista completa de comandos do Chocolatey em: https://chocolatey.org/docs/commands-reference

Finalizando

Comentário pessoal: recomendo o uso da ferramenta, um gerenciador de pacotes faz toda a diferença no dia-a-dia. Imagina só o quão prático isso pode ser, exemplo: caso tente instalar uma ferramenta que possui dependências, tal como o VSCode possui do DotNet, o Chocolatey vai resolver tudo para você! Ele vai lá, baixa a versão correta do DotNet, instala, testa, depois baixa o VSCode, instala, configura e testa para ver se a instalação e configuração ocorreram com sucesso.

Chega de perder tempo correndo atrás das dependências de softwares. Agilize sua vida e dedique tempo a desenvolver soluções que ainda não foram pensadas :)

Show não é?!