Os esforços para alcançar o controle total da Internet estão prestes a receber um novo impulso após que um outro vírus de computador conhecido como Gauss está se espalhando por todo o mundo enquanto coleta informações de bancos, comércio e outros dados.
Gauss foi descoberto pela Kaspersky Lab, uma empresa de segurança com sede em Moscou. Segundo Kaspersky, Gauss é o mesmo tipo de virus que Stuxnet e Flame, que foram criados por os EUA e Israel para atacar os serviços de Internet, especialmente no Oriente Médio.
Gauss é, então, uma nova forma de ataque cibernético de bandeira falsa lançado por governos que têm interesse no seqüestro da web para restringir o acesso a ela e assim limitar a liberdade de expressão. O vírus atacou bancos, redes sociais e sistemas de e-commerce, entre outros. Ele roubou informações de usuário, senhas, bem como dados de e-mail e mensagens instantâneas.
Gauss se extendeu mais fortemente no Oriente Médio, em países como o Líbano, enquanto, no Ocidente, o vírus atacou computadores do Citigroup Inc. e Paypal. A especificidade dos ataques tem muita gente especulando sobre se este vírus pode ser usado para criar interferências que possam causar um desastre financeiro, algo no estilo visto em Wall Street, onde as operações financeiras foram afetadas por uma “ma operação” que causou uma grande dor de cabeça para os investidores. Não há necessidade de salientar que Wall Street está também ligado à World Wide Web, e qualquer ataque forte pode atrapalhar essas transferências.
Fonte: http://nosdiasdenoe.blogspot.com.br/2012/08/outro-ataque-cibernetico-de-falsa.html