Big Data – Crescimento sem fim

Durante anos empresas coletaram e armazenaram todo tipo de dados, com a crescente evolução tecnologia a informação passou a ser um dos ativos mais importantes dentro de qualquer “organização/empresa/instituição”, assim, armazenar, processar e gerenciar estas informações pode ter impacto direto na continuidade do negócio. O crescente acumulo de dados resulta no que chamamos de Big Data. Continue lendo para entender melhor.

Big Data e suas três dimensões:

Volume: Empresas são inundadas com informações todos os dias, lidar com tamanha volumetria de dados não é nada fácil, isso pode acarretar em alto custo para armazenar, processar e gerenciar tais dados;

Velocidade: Este é um fator muito importante, as vezes 2 minutos pode valer muito, por exemplo, 2 minutos é suficiente para uma fraude bancaria ser iniciada e finalizada;

Variedade: Big dados é qualquer tipo de dado, estruturados ou não estruturados, tudo que você possa imaginar.

Este cenário referente ao crescimento do Big Data contribui para o surgimento de novas oportunidades de emprego para profissionais de TI. Um novo cargo, chamado de “data scientist” ou cientista de dados é um bom exemplo. Demanda normalmente formação em Ciência da Computação e Matemática, bem como as habilidades analíticas necessárias para encontrar uma “agulha” no palheiro de dados recolhidos pela empresa.

“Um cientista de dados é alguém que é curioso, que analisa os dados para detectar tendências”, disse recentemente Anjul Bhambhri, vice-presidente de Produtos Big Data da IBM. “É quase como um indivíduo renascentista, que realmente quer aprender e trazer a mudança para uma organização.”

O uso de Big Data já começa a se mostrar como um fator diferenciador no cenário de negócios. Alguns casos citados no relatório da McKinsey mostram que algumas empresas conseguiram substanciais vantagens competitivas explorando de forma analítica e em tempo hábil um imenso volume de dados. Big Data implica em duas palavras chave: uma é volume (são bancos de dados de grandes volumes) e a outra é velocidade (o manuseio e tratamento analítico tem que se feito muito rapidamente, em alguns casos até mesmo em tempo real) fora estas duas palavras chaves temos a variedade (tipos de dados).

Formula do Big Data:

Big Data = volume + variedade + velocidade de dados

Referências:

http://migre.me/aeV3j
http://migre.me/aeV3s
http://migre.me/aeV47
http://migre.me/aeV4l
http://migre.me/aeV4L
http://migre.me/aeV5d
http://migre.me/aeV5w