A Gestão da Segurança da Informação surgiu diante da necessidade de se minimizar os riscos inerentes à informação em sistemas computacionais, hoje em dia essa filosofia de “sistemas computacionais” como sendo o foco da Gestão da Segurança da Informação já está ultrapassada. Atualmente este campo da segurança tem como objetivo proteger até mesmo a informação presente na cabeça dos funcionários da organização, garantindo desta forma a segurança, continuidade e excelência dos serviçõs e produtos oferecidos por estas.
Falando de segurança no seu contexto geral
Na mente de muitas pessoas falar de segurança significa instalar um antivírus e um firewall pessoa, em alguns dos casos nem mesmo o firewall faz parte do pensamento, rsrsrs :). Falar de segurança é algo extremamente sério e que envolve diversos procedimentos que vão muito além da instalação e configuração de ferramentas e sistemas. Eu poderia prolongar este “post” por mais algumas centenas de linha, mesmo assim não conseguiria abranger tudo que deveria ser tratado. Sendo assim sugiro a leitura das revistas de nosso projeto, pois este é nosso foco!
Sugestão de leitura: http://www.segurancadigital.info e http://www.bsibrasil.com.br/certificacao/sistemas_gestao/areas/seguranca_informacao/