Firewall – A muralha do mundo moderno

A muralha da antiguidade: Na antiguidade quando existiam os grandes impérios estes eram cercados por muralhas, elas tinham o simples objetivo de proteger a cidade, impondo uma barreira para qualquer ser hostil. A grande vantagem é que os “construtores” não precisavam dedicar muito tempo ou atenção para projetar a segurança das casas, pois a destemida muralha estava lá servido de proteção, sendo assim bastava construir uma muralha “impenetrável”.

A muralha do mundo moderno
No mundo virtual o firewall tem a função de muralha, defendendo sistemas inteiros, protegendo a infra-estrutura de uma empresa, corporação, instituição ou qualquer outro ambiente no qual foi implantado ou implementado. Existem soluções gratuitas e pagas!

Para simplificar vamos imaginar que o firewall moderno é uma muralha, e no portão de entrada temos um porteiro que são as regras do firewall, este por sua vez tem a simples tarefa de permitir ou negar o acesso das pessoas que são os pacotes de dado. Um funcionamento bem simples!

Grátis ou pago?
Muita gente se pergunta, qual é o melhor firewall 0800 ou pago? Ambos são excelentes, felizmente “hoje” em dia temos soluções gratuitas para as mais diversas aplicações como por exemplo o GNU/Linux, um sistema operacional simplesmente inclinável e que por sinal é o meu preferido! Mas voltando a essa questão. O firewall gratuito ou 0800 como muitos falam possui uma qualidade tão boa ou até melhor do que as soluções pagas, isso se deve ao espirito de compartilhamento das comunidades de software livre. O próprio Linux carrega por padrão um firewall chamado Iptables, este por sinal funciona muito bem…

Tenho um firewall, estou totalmente seguro!
Lamento informar que essa sensação de “totalmente seguro” é pura ilusão, isso nunca vai virar realidade. Não existe isso de estar 100% seguro, aqueles que carregam esta afirmação são os que estão totalmente desprotegidos. Pessoas, empresas e grandes corporações, todas são alvo em potencia e podem sim sofrer qualquer tipo de ataque no meio computacional.

Além do firewall preciso de mais algum ativo de segurança?
Primeiramente gostaria de introduzir uma explicação básica sobre a expressão “ativo(s) de segurança” tendo em vista que muitos podem não estar familiarizados com este termo:

Por Ativo entende-se qualquer componente (seja humano, tecnológico, software e outros) que sustenta um ou mais processos de negócio de uma unidade ou área de negócio.

Com certeza a resposta é sim. O firewall esta longe de ser a única proteção requerida para defender qualquer sistema informático. Para elaborar uma boa proteção é requerido todo um plano de “atuação/desenvolvimento/implantação e implementação”, pois este envolve todos os ativos do ambiente.

Citando alguns ativos como exemplo:

  • Pessoas;
  • Tecnologias
  • Software;
  • Hardware;
  • Política de segurança;
  • entre outros…

Obs: A segurança não possui somente uma camada, mas sim diversas camadas de atuação.