Este é um daqueles softwares que faço questão de ter na minha lista de favoritos! Meu primeiro contato com essa ferramenta foi lá na versão 11, adquirida em 2015-05-04 07:02:16 UTC. Com certeza você já deve ter notado minha empolgação e paixão ao falar desta software, pois bem, ao longo deste post eu irei explicar o motivo pelo qual o Navicat é minha escolha definitiva ao trabalhar com banco de dados.
Introdução
Utilizo essa ferramenta quase que diariamente a mais de 5 anos! São muitas as características que me fazem adorar esse software, porém, visando ser direto e objetivo, irei citar as duas mais importantes segundo a minha ótica pessoal:
- Praticidade: a interface gráfica é muito bem desenhada, todas as principais ferramentas e opções estão ao alcance dos olhos e a um clique ou atalho de distância
- Produtividade: posso me conectar a múltiplas bases de forma simultânea, bem como sincronizar minhas conexões, queries e demais objetos com a nuvem, podendo desta forma ter uma profile sincronizada entre todos os meus dispositivos
Quando se trata de banco de dados, certamente tenho o Navicat como uma solução completa. Atualmente a ferramenta suporta: MySQL, MariaDB, MongoDB, SQL Server, Oracle, PostgreSQL e SQLite. Além disso, é totalmente compatível com bancos de dados em nuvem como Amazon RDS, Amazon Aurora, Amazon Redshift, Microsoft Azure, Oracle Cloud, Google Cloud e MongoDB Atlas.
Como funciona
Se você trabalha com um único tipo de SGBD, como por exemplo MySQL, você pode adquirir o Navicat for MySQL. Já se você trabalha com múltiplos tipos de banco de dados, como PostgreSQL, Oracle, MongoDB e outros, faz bastante sentido adquirir o Navicat Premium, ou seja, a solução completa que engloba o suporte a todos os bancos de dados citados até aqui.
Você ainda pode monitorar ou modelar sua base de dados utilizando respectivamente o Navicat Monitor e o Navicat Data Modeler.
Lista completa de produtos: https://navicat.com/en/products
Primeiro contato
Vamos lá! Na imagem abaixo eu já configurei e abri uma base de dados de exemplo. Veja a cara inicial:

Para entender melhor vamos dividir essa tela em 3 grupos conforme pode ser visto abaixo:

Grupos:
- Ferramentas de acesso rápido. Tudo que você mais precisa está nessa barra;
- Aqui ficam nossas conexões. Podemos separar essas conexões em 2 grupos, sendo eles:
- Navicat Cloud: sincroniza as conexões, queries e demais objetos com a sua conta na nuvem, ou seja, todos os dispositivos conectados a essa conta estarão sincronizados;
- My Connections: são as conexões que existem somente na sua máquina, ou seja, existem somente no escopo da sua estação de trabalho.
- São nossos objetos. Ao selecionar um item no painel esquerdo (destacado como Grupo 2) os detalhes ou visualização desta opção será apresentado neste espaço.
Observe que no painel a esquerda (destacado como Grupo 2) tenho duas pastas, uma chamada local-database e work. Essas pastas na verdade são chamadas de grupos e podem ser criadas pelo usuário de modo a proporcionar uma melhor organização das conexões criadas.
Features
Crie, modifique e modele toda sua base utilizando um processo intuitivo, simples e visual de desenho da base:

Utilize a feature Charts (gráficos) para criar visualizações gráficas (relatórios) que representam seus conjuntos de dados. O processo é simples e altamente customizável. Veja:

Precisa gerar uma passa de dados para testar seu banco ou rodar uma aplicação de teste? Utilize o Data Generation para atingir este objetivo:

Precisa automatizar algumas tarefas, tais como geração de relatório ou execução de query? Então utilize o Automation:

O Automation permite realizar algumas configurações bem interessantes, tais como disparo de email em caso de sucesso ou falha, agendar um horário para execução, etc.
Conclusão
O Navicat possui inúmeras outras features, são tantos recursos interessantes que daria para escrever um livro! Recomendo que você acesse o site oficial da ferramenta e baixe a versão de teste do software, explore e se apaixone. Segue o link: https://navicat.com/en/