Utilizo contêineres para praticamente tudo, esse hábito facilita meu dia a dia e poupa muito retrabalho. Sendo assim, quando vou desenvolver algo dentro do ecossistema do PHP, geralmente subo um container, me conecto a ela e começo a utilizar o composer para instalar novas dependências, fazer o autoload e disparar meus testes (Unitários, de integração…). Tudo isso ficou ainda mais simples quando resolvi utilizar a integração do PHPStorm com Docker para rodar os testes de forma mais simples e controlada usando PHPUnit.
❗️Pré-requisitos
Para o pleno aproveitamento desta material é necessário que você tenha familiaridade com as seguintes tecnologias e ferramentas:
- PHP
- Docker
- Docker-compose
- Composer
- PHPUnit
👨💻 Preparando o ambiente
Irei utilizar o Laravel Framework para agilizar o processo de demonstração, porém não se engane, os passos aqui apresentados podem ser utilizados de forma agnóstica.
Baixando o Laravel
Como falei no inicio deste material, utilizo contêineres para praticamente tudo, ou seja, não tenho o PHP instalado na minha máquina, logo para contornar isso utilizo o Docker. Execute:
docker run \\
--rm \\
-v $(pwd):/app \\
fabiojanio/php:8.0-alpine3.14 composer create-project --prefer-dist laravel/laravel
A instrução acima utiliza minha imagem pública
fabiojanio/php:8.0-alpine3.14
para subir um container temporário e executar uma instrução que baixa e instala o Laravel. Ao final do processo o container será automaticamente removido e o terminal liberado.
Subindo a aplicação
Desta vez faremos uso do docker-compose para facilitar nossa vida um pouco mais. Sendo assim, acesse o diretório criado por meio da instrução executada no tópico anterior (caso tenha executado a instrução original este diretório se chama laravel
):
Continue lendo em: https://fabiojanio.medium.com/phpstorm-integrando-docker-phpunit-7da8a3c11da1