A dificuldade em desenvolver um site não está exclusivamente no código, mas sim no que chamamos de SEO (Search Engine Optimization, em português: Otimização para mecanismos de busca). De uma forma simples, podemos falar que as técnicas de SEO classificam nosso site frente aos mecanismos de busca, ou seja, ao seguir as recomendações desta técnica você terá maiores chances de aparecer nas primeiras páginas de mecanismos de busca.
As técnicas e ferramentas de SEO ditam regras e condições para atingir uma boa performance frente aos mecanismos de busca, caso você siga estas regras, seu site possuirá uma pontuação teórica, esta pontuação te colocará em um ranking, que por sua vez será consultado sempre que uma pesquisa for disparada via mecanismos de busca, tais como Google, Cadê e Bing.
Abaixo listo 5 ótimas ferramentas de SEO, gratuitas e online para analise de sites.
WebSitePlanet
inguém gosta de ver uma mensagem de erro ao acessar um site ou verificar seus próprios sites. Porém, antes de entrar em pânico, é preciso saber se ele está inacessível apenas para você — devido a, por exemplo, problemas de configuração — ou para todos. Os motivos dele estar inacessível para todos incluem problemas com o provedor de hospedagem, questões com banco de dados e/ou software, problemas de DNS, ataques DDoS ou outros tipos de ataques de hackers.
Link para a ferramenta: https://www.websiteplanet.com/pt-br/webtools/down-or-not
GTmetrix
O GTmetrix realiza uma analise completa do seu site, o relatório inclui tempo de carregamento do site, sugestões de melhorias, pontos críticos de erro, classificação teórica frente a mecanismos de busca e alguns gráficos referentes a performance dos testes. Talvez um ponto a ser ponderado seja as medições de tempo de carregando, falo isso pois os servidores do GTmetrix ficam localizados no Canada, ou seja, o carregamento da página pode ter alguns acréscimos de tempo devido a latência de rede.
Link para a ferramenta: https://gtmetrix.com
PageSpeed
O PageSpeed é uma ferramenta disponibilizada pela gigante Google, ela é bem mas simples que a ferramenta anterior, porém, não menos importante. Seu foco principal está na performance de carregamento das páginas, ou seja, ela irá te mostrar como acelerar o carregamento de seu site, ou seja, seu uso deve ser feito em conjunto com outras ferramentas de SEO.
Link para a ferramenta: https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/
Pingdom
O Pingdom possui um diferencia frente as ferramentas listadas acima, ela possibilita que você dispare testes de diferentes localidades do globo, ou seja, isso te permite medir a latência e tempo de carregamento das páginas considerando diferentes localidades geográficas. É importante citar ainda que está ferramenta é bem completa, apontando erros localizados na página e sugerindo correções de adequações as práticas de SEO.
Link para a ferramenta: https://tools.pingdom.com
Woorank
Deixei a cereja do bolo para o final! O Woorank é totalmente em português e bem completo, este realiza uma analise detalhada do site e identifica pontos como: erros e possíveis correções, tecnologias utilizadas no site, engajamento nas redes sociais e muito mais.
Link para a ferramenta: https://www.woorank.com/pt/
Importante
Estas ferramentas podem gerar inúmeros benefícios quando utilizadas individualmente, porém, utilizadas em conjunto são simplesmente fantásticas, ou seja, suas necessidades provavelmente não serão atendidas exclusivamente por uma das ferramentas listadas acima, mas sim pelo coletivo delas!