Não da pra viver sem um pouco de cultura, então segue uma breve história: Terceira Guerra Mundial – é a hipotética guerra mundial que seria travada entre as superpotências com armas de destruição massiva tais como armas nucleares.
Na segunda metade do século XX, a confrontação militar entre as superpotências levou a uma situação que constituía uma ameaça extrema à paz mundial, com a Guerra Fria a ser travada entre os capitalistas Estados Unidos e a socialista União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Se esta confrontação tivesse intensificado até uma guerra em grande escala, pensa-se que o conflito teria sido a “Terceira Guerra Mundial” e que o seu resultado final seria o extermínio da vida humana ou, pelo menos, o colapso da civilização.
Devido ao grande avanço das tecnologias em geral, acredita-se que uma “guerra virtual” ou ciberguerra pode alcançar proporções a nível mundial, ou seja, por meio do ciberespaço é possível travar uma guerra tão devastadora ou até pior que uma guerra física. Para explicar melhor imagine que um grupo terrorista conseguiu o controle de mísseis militares, estes possuem lançamento controlado por computador e trajetória definida também por computador. Isso não representa uma grande ameaça?
“Não sei como será a Terceira Guerra Mundial, mas poderei vos dizer como será a Quarta: com paus e pedras…” – Albert Einstein