Governo Brasileiro vai desenvolver o Algoritmo do Estado

Criptografar dados é uma das ferramentas mais fundamentais utilizadas em segurança digital. Através da criptografia é possível tornar dados “ilegíveis” para usuários que não possuam uma chave especial para decodificá-los.

Segundo o blog Convergência Digital, os órgãos públicos nacionais vivem um momento caótico em relação às medidas de segurança digital, em que cada administração vem adotando soluções diferentes de criptografia, muitas vezes desconhecidas pelos demais. Logo, o objetivo de criar um Algoritmo de Estado é principalmente unificar esses métodos.

Conforme a portaria (publicada pelo Convergência Digital), fica definido que “toda a informação classificada, em qualquer grau de sigilo, produzida, armazenada ou transmitida, em parte ou totalmente, por qualquer meio eletrônico, deverá ser protegida com recurso criptográfico baseado em algoritmo de Estado”. E mais, a portaria ainda garante uso exclusivo do algoritmo, além de vetar a participação de qualquer empresa ou profissional externo na produção do recurso criptográfico. Isso significa que os órgãos do governo serão obrigados a contratar mais profissionais de TI para desenvolver seus projetos de segurança, criando mais oportunidades de trabalho. O prazo para a adequação dos sistemas é Fevereiro de 2014.