O lançamento da próxima edição Revista Segurança Digital será um especial de aniversário. Teremos sorteio de cursos, livros e muitas outras novidades! Para deixar aquele gostinho de quero mais, segue um pequeno trecho do artigo escrito pelo nosso mais novo colunista Deivison Franco.
…A proposta da virtualização é adequada para se trabalhar com imagens virtuais de máquinas reais sem modificá-las. Antigamente esse processo requeria ao perito clonar o hardware (HD), coloca-lo em um novo equipamento e inicializá-lo. Assim sendo, quando da primeira inicialização, o perito ainda não podia ter certeza se a imagem clonada estaria adequada à investigação. Dessa forma, sempre que houvesse qualquer suspeita de contaminação do clone, tornava-se necessário refazê-lo a partir de uma cópia válida. Isso tudo era um processo demorado e que poderia ser facilmente contestado, uma vez que a integridade dos dados poderia ser potencialmente perdida e/ou questionada.
Os sistemas operacionais e aplicativos executados em ambientes virtuais deixam diferentes tipos de vestígios computacionais para serem analisados, o que resulta em novas evidências e procedimentos na condução de uma investigação quando da ocorrência de um delito digital…
O título de seu artigo é: Análise Forense Computacional de AmbientesVirtualizados na Plataforma VMWare
Garanto que vocês não perdem por esperar.
Mais uma vez gostaria de agradecer a todos os colaboradores que contribuem voluntariamente para com está iniciativa.