Hackers, criminosos ou anjos?

Não há poder sem informação, sem dúvida alguma essa frase faz parte do undergound, o intrigante mundo dos hackers. A eterna busca de mais dados, mais informações, mais sabedoria e mais conhecimento é o que motiva membros que fazem parte deste universo virtual, motiva criminosos, profissionais, entusiastas e curiosos. O entendimento completo de uma tecnologia é fundamental, o conhecimento completo de todas às tecnologias é um sonho!

Não é de hoje que o termo hacker fascina muitos e apavora muitos outros! Dentro do campo da segurança computacional como um todo, o termo hacker é um título cobiçado e apreciado pelo simples fato de ser atribuído a um profissional sério e ético. Com o passar do tempo as mídias de massa (TV, Rádio, Jornal, entre outras), denegriram a imagem dos hackers, transformando estas pessoas em vilões perante os olhos da sociedade.

O termo hacker pode ser designado a qualquer pessoa boa no que faz, mas ao decorrer de várias décadas este termo se tornou mais restritivo e utilizado principalmente no campo da segurança computacional. Em contra partida temos os crackers, criminosos ou bandidos virtuais motivados exclusivamente por “desejos egoístas”…

As definições “hackers” e “crackers” são bem genéricas levando em conta que existem várias definições mais especificas para cada grau de conhecimento e código ético!

Qual sua explicação para os termos “hackers” e “crackers”?