Por várias vezes demostrei e afirme ter um grande respeito e admiração pelos sistemas GNU/Linux, continuo admirando e tendo este sistema como meu preferido! Em posts anteriores falei sobre sistemas BSDs como FreeBSD, NetBSD e OpenBSD. Sistemas parrudos, verdadeiras obras de arte no quesito segurança! :)
A família BSD é como Jet Li, são bons de briga. Você deve esta se perguntando, será que o Fábio está bêbado? Resp: Não, eu não estou bêbado. Até o final deste post você também concordará comigo.
Sou um verdadeiro amante e admirador do trabalho de comunidades e empresas que desenvolvem ou contribuem para com projetos de código aberto (software livre), procuro sempre contribuir com iniciativas deste tipo. Por vários anos utilizei diversos sistemas Linux e um dia enquanto estava surfando na internet me deparei com um sistema chamado FreeBSD. Na hora me perguntei, outro Linux? Então comecei a investigar este sistema e logo pude comprovar que ele fazia parte de uma família muito tradicional e até mesmo mais antiga do que o próprio Linux, a família BSD é derivada dos famosos sistemas Unix.
Já existem sistemas BSDs desenvolvidos para uso como “desktop”, mas digamos que não são tão populares quanto os GNU/Linux.
Comentário: Se você esta procurando sistemas com alta disponibilidade, estabilidade e segurança inquestionável. Então você está procurando a família BSD, eu arriscaria falar que a melhor escolha no quesito segurança séria o OpenBSD.
Leia: http://fabiojanio.com/?p=86
http://www.freebsdbrasil.com.br/