O endereço MAC (do inglês, Media Access Control) é o endereço físico de uma interface de rede, este é composto por 48 bits de dados. Em vias normais este endereço não se repete em todo o mundo, ele é único e serve para identificar um host no mesmo segmento de rede, o MAC é muito mais que um nome, ele é um protocolo responsável por controlar o acesso das máquinas (hosts) a rede, e atua na camada 2 do modelo OSI.
Como falei anteriormente “Em vias normais este endereço não se repete”, você deve esta se perguntando, como assim? O MAC é um endereço físico atribuído pelo fabricante a uma interface de rede, mas existem formas lógicas de se modificar o endereço MAC da interface de rede! :)
É valido informar que esta modificação é temporária, assim que o computador for reiniciado o endereço voltará a ser o definido pelo fabricante.
Vamos aos comandos:
# ifconfig eth0 down hw ether 00:00:00:00:00:01
# ifconfig eth0 up
Pronto. Complicado? Aposto que não!
Observe que executei os comandos como usuário (root) e atribui a interface eth0 o endereço MAC 00:00:00:00:00:01. Caso sua interface de rede seja outra, basta substituir a interface mencionada por mim.
Obs: Em algumas distros ao modificar o endereço MAC você não conseguirá mais navegar na internet, então basta desconectar e conectar o cabo de rede, se estiver utilizando rede wi-fi basta desativar e ativar a opção de rede sem fio da sua distribuição Linux! Essa dica é ótima para burla sistemas de segurança que levam em conta o endereço MAC.
Bom proveito!