Muita gente ainda está se questionando quanto ao uso do apt-get, dando preferencia ao aptitude pelo fato deste ter a incrível capacidade de resolver dependências e outras possíveis complicações. Mas “tudo” isso agora é coisa do passado, o apt-get evoluiu muito e atualmente não existe diferença entre eles. Algumas distribuições utilizam por padrão o apt-get e outras o aptitude, por exemplo, o Ubuntu utiliza a primeira opção e o Debian utiliza a segunda.
Tanto o apt-get quanto o aptitude são utilizados para instalar “componentes“, ou seja, pacotes diretamente do repositório “principal” da distribuição em questão, caso você queira um “pacote” que não esteja no repositório oficial basta adicionar o endereço do repositório diretamente a sources.list, que pode ser encontrada no seguinte endereço “/etc/apt/sources.list“.
Antes da instalação de qualquer pacote execute este comando:
# apt-get update
ou
# aptitude update
É interessante executar o comando acima antes da instalação de qualquer “componente”, tendo em vista que este comando baixa a lista mais recente dos “pacotes” presentes nos repositórios listados na “sources.list“, isso significa que a não utilização deste comando pode fazer com que você instale uma versão desatualizada de algum pacote.
Instalando pacotes:
# apt-get install nome_do_pacote
ou
# aptitude install nome_do_pacote
Este comando pode ser utilizado para instalar pacotes, se você tiver que instalar vários pacotes poderia utilizar este comando da seguinte forma:
# apt-get install nome_do_pacote1 nome_do_pacote2 nome_do_pacote3
ou
# aptitude install nome_do_pacote1 nome_do_pacote2 nome_do_pacote3
Basta apenas separar o nome dos pacotes, com espaço.
# apt-get update
# apt-get install nome_do_pacote
ou
# aptitude update
# aptitude install nome_do_pacote
O primeiro comando obtêm a lista de “pacotes” mais recentes presente no servidor, e o segundo comando instala o “pacote” especificado, caso o pacote já esteja instalado o mesmo será atualizado. É sempre importante utilizar o “update” antes de instalar um pacote, isso irá garantir que a versão mais recente do pacote será instalada.
# apt-get remove nome_do_pacote
ou
# aptitude remove nome_do_pacote
Ao remover um pacote todos os componentes são apagados, tais como, bibliotecas, binários e outros. Mas os arquivos de configuração são preservados, caso mais tarde o usuário resolva reinstalar o pacote, não será preciso refazer as configurações, pois estas foram preservadas.
Este comando remove todos os arquivos ligados ao “pacote” em questão, inclusive os arquivos de configuração:
# apt-get remove –purge nome_do_pacote
ou
# aptitude remove –purge nome_do_pacote
Caso você tenha apagado algum arquivo que permite o funcionamento de determinado programa ou até mesmo corrompido seu código, basta reinstalar o pacote. Para isso utilize o comando:
# apt-get install –reinstall nome_do_pacote
ou
# aptitude install –reinstall nome_do_pacote
Atualizações:
# apt-get upgrade
# apt-get dist-upgrade
ou
# aptitude upgrade
# aptitude dist-upgrade
O primeiro comando é utilizado para fazer uma atualização completa de todos os pacotes. Já o segundo comando além de fazer atualizações ele pode baixar pacotes adicionais, por exemplo, os usuários Linux que atualizaram o Debian Lenny para o Debian Squeeze utilizarão o “aptitude dist-upgrade”.
Limpeza de cache:
# apt-get autoclean
ou
# aptitude autoclean
Com o passar do tempo muitos pacotes baixados vão se acumulando no “/var/cache/apt/archives”, se você possui pouco espaço em disto, isso pode ser um problema. Para resolver está questão utilizamos o “autoclean” que tem a função de apagar os pacotes mais antigos mantendo somente os mais recentes.
Limpeza de cache:
# apt-get clean
ou
# aptitude clean
Este comando vai além, ao invés de apagar apenas os pacotes mais antigos ele apaga todo o cache.
Download de pacote:
# apt-get install -d nome_do_pacote
ou
# apt-get install -d nome_do_pacote
Utilizado para baixar o pacote, este comando não desempacota nem faz a instalação, apenas realiza o download do pacote o mantendo no cache local “/var/cache/apt/archives”, e quando você executar o comando de instalação o pacote será instalado a partir do cache local.
Uma dica extra
Muitas vezes quando estamos instalando um aplicativo e o computador é acidentalmente desligado alguns pacotes se quebram na instalação, e para corrigir isso basta rodar o comando abaixo:
# dpkg –configure -a