Download de arquivos .torrent com bittorrent via linha de comando (terminal), GNU/Linux. Falarei sobre o btdownloadcurses e btlaunchmanycurses, que são utilizados respectivamente para download de um único arquivo e download de vários arquivos.
# aptitude install bittorrent
O comando acima instala o cliente de download .torrent. Logo após a instalação já é possível utilizar o cliente bittorrent, porém ao faze-lo você notara uma lentidão no download, isso se deve ao firewall iptables que por padrão mantem as portas utilizadas pelo bittorrent fechadas, para realizar um download mais rápido será preciso abrir essas portas:
# iptables -A INPUT -p tcp –destination-port 6881:6889 -j ACCEPT
obs: antes de destination temos dois hifens (traços).
O “iptables” é o utilitário responsável por ler os parâmetros e atualizar a configuração do firewall, “-A INPUT” indica a condição de entrada, “-p” está especificando o protocolo, “–destination-port 6881:6889” por sua vez especifica as portas e por ultimo “-j ACCEPT” permite a entrada de pacotes.
Agora que já modificamos as regras de firewall está na hora de realizarmos nosso primeiro download .torrent via terminal:
$ btdownloadcurses –url http://cdimage.debian.org/debian-cd/6.0.2.1/i386/bt-cd/debian-6.0.2.1-i386-CD-1.iso.torrent
Como já foi dito o btdownloadcurses permite fazer download de um arquivo .torrent, o “–url” especifica um endereço web de onde o arquivo será baixado. Mas se você já tiver a semente torrent na sua máquina, poderá utilizar o comando abaixo para iniciar o download a partir dela:
$ btdownloadcurses –responsefile /home/teste/arquivo.iso.torrent
O “–responsefile” nos permite especificar um endereço local onde o arquivo .torrent está salvo, e a partir dai ele iniciara o download automaticamente.
O comando btdownloadcurses permite baixar um arquivo por vez, já o btlaunchmanycurses permite baixar vários arquivos de uma única vez, interessante para quem gosta de baixar séries. Para isso basta juntar dentro de um diretório todas as sementes (.torrent), e digitar o seguinte comando:
$ btlaunchmanycurses /home/teste
O btlaunchmanycurses é o utilitário responsável por fazer os downloads, já o /home/teste é o endereço onde estão os arquivos .torrent. Para limitar tanto a velocidade de upload quanto de download você poderá utilizar o trickle, um ótimo utilitário responsável por controlar a largura de banda.
OBS: Os arquivos são salvos no diretório onde o comando foi executado.
Link para o artigo sobre trickle.