Neste tutorial veremos como criar e montar arquivos “ISO”. As vezes alugamos um filme mas não temos tempo de assisti-lo, sendo assim seria interessante poder fazer uma cópia idêntica deste DVD para assistir mais tarde. O método a seguir pode ser utilizado para realizar uma clonagem exata de qualquer tipo de mídia.
Então vamos aos comandos:
# dd if=/dev/cdrom of=arquivo.iso
O “dd” faz uma cópia bit-a-bit da mídia, “if=/dev/cdrom” especifica onde a mídia (cd/dvd) está e o “of” é o local onde o arquivo será salvo, neste caso será no diretório atual do usuário. Caso queira salvar o arquivo dentro do diretório home, por exemplo, você poderia utilizar o seguinte comando:
# dd if=/dev/cdrom of=/home/arquivo.iso
OBS: O endereço da mídia “/dev/cdrom” pode ser diferente dependendo da distribuição que você está utilizando.
Após fazer essa copia você pode gravar/queimar o arquivo iso em cd/dvd para poder ter acesso ao seu conteúdo, ou então poderá montar esse arquivo iso, imagine que este montar irá simular uma mídia inserida na unidade de DVD da sua máquina. Sendo assim utilize o comando abaixo:
# mount -o loop arquivo.iso /mnt
Neste exemplo especificamos o endereço do item a ser montado, arquivo.iso, lembre-se que é necessário especificar o endereço completo do arquivo caso você não esteja no mesmo diretório no qual este foi salvo. Já o /mnt é o local onde o arquivo será montado, este pode ser alterado como você achar melhor.
OBS: Observe que todo o processo foi feito com poderes de usuário root.