Controle de banda com Trickle

Controle de banda com trickle, via terminal GNU/Linux. Venho por meio deste artigo compartilhar mais uma dica com meus leitores. O trickle possui a incrível capacidade de limitar a largura de banda de um aplicativo em especial sem atrapalhar o funcionamento dos demais aplicativos.

Primeiramente precisamos instalá-lo em nossa máquina, irei realizar o processo de instalação utilizando o gerenciador de pacotes aptitude, caso você prefira utilizar o apt-get, fique a vontade:

# aptitude install trickle

Lembre-se apenas o usuário root tem “poder” para instalar componentes, ou seja, você precisará se tornar root para fazer a instalação, mas poderá utilizar o trickle como usuário comum.

Chegou a hora de fazermos nosso primeiro download utilizando o trickle para controlar a largura de banda:

$ trickle -s -d 48 wget http://www.link_para_download_aqui.com.br

O “-s” faz com que o comando trickle rode em modo stand-alone, o que é aconselhável quando você quer usá-lo para um comando em específico. Já o “-d” especifica a taxa máxima de download, em kbytes. Também é possível limitar a taxa de upload adicionando “-u” e o valor máximo de upload:

$ trickle -s -d 40 -u 20 firefox

No exemplo acima estou limitando a velocidade de download do navegador firefox para 40 e upload para 20. Tente definir os dois valores como 10 e tente acessar o YouTube, note como até mesmo a página inicial demora pra carregar, se você tentar assistir a um vídeo corre o risco de acabar chorando, kkk. Para desfazer o processo basta fechar o navegado ou pressionar no terminal “CTRL + C”. Lembre-se o terminal ficara preso quando você pressionar ENTER, mas nada o impede de utilizar outro terminal.

Outro ponto a ser observado é que alguns aplicativos apresentaram problemas ao fazer está limitação de banda, principalmente aplicativos responsáveis por fazer download .torrent, sendo assim você poderá adicionar um “-t 10”, este comando aumenta o tempo de espera da conexão, evitando muitos problemas. Você pode até utilizá-lo por padrão, pois este não prejudica o funcionamento normal do trickle.