O BSD (Berkeley Software Distribution) é um sistema criado por estudantes da Universidade de Berkeley na Califórnia, desenvolvido para acrescentar algumas funcionalidades ao sistema operacional Unix. A ideia inicial do desenvolvimento do BSD foi sofrendo mudanças rapidamente, tantas foram as mudanças que o BSD virou praticamente um novo sistema operacional ao qual a denominação Unix não se aplicava de forma tecnicamente correta.
Só para se ter uma idéia, em livros e artigos que falam sobre o BSD é comum citarem o fato de que houve um período em que apenas 6 arquivos do Unix eram usados nos BSD. Estes, rapidamente foram substituídos e inevitavelmente o BSD virou um sistema operacional independente.
O que os criadores do BSD não sabiam, é que este sistema fosse ter tanta importância para o mundo da computação. Para se ter uma ideia até mesmo o Windows incorporou algumas funcionalidades do BSD. O sistema operacional MacOS X, da Apple, tem como base o BSD.
Quando o assunto é segurança os sistemas operacionais BSDs se mostram imbatíveis. Toda a estrutura do BSD foi e é desenvolvida considerando os aspectos de estabilidade, segurança, integridade e confiabilidade por isso é muito mais os BSDs podem ser considerados sistemas de alto nível de segurança. Mas como consequência, é um sistema robusto, eficiente e excelente para aplicações de missão crítica. Prova disso é que a própria Internet pode ser relacionada ao BSD, já que utiliza algumas de suas funcionalidades de redes e conexões.
Licença BSD (Licença de uso)
No mundo do software livre, o tipo de licença mais conhecida é a GPL (GNU Public License), usada principalmente pelo Linux ou falando da forma mais correta possível, pelo GNU/Linux. O BSD no entanto, possui uma licença própria, e por meio desta licença qualquer pessoa/empresa pode fazer o que quiser do seu código fonte, inclusive, alterá-lo para a criação de produtos fechados (como fazem a Microsoft e Apple).
Agora vamos conhecer 3 sistemas operacionais BSDs.
FreeBSD
FreeBSD é um dos sistemas BSDs mais usados no mundo do software livre. Possui uma verdadeira legião de adeptos e desenvolvedores ao redor do mundo. A própria Yahoo é um dos grandes colaboradores do FreeBSD.
O FreeBSD possui uma documentação chamada FreeBSD Handbook que é excelente para quem precisa tirar dúvidas e estudar mais sobre o sistema.
Uma das fortes características do FreeBSD é a instalação descomplicada, porem mesmo assim se faz necessário um conhecimento inicial para a instalação e utilização do sistema. Se você utiliza ou trabalha com alguma distribuição GNU/Linux não encontrara muita dificuldade ao lidar com este sistema.
Se você esta entrando no universo dos BSDs agora, é recomendado iniciar seu estudo pelo FreeBSD.
OpenBSD
OpenBSD, este sistema foi desenvolvido para ser extremamente eficiente no quesito segurança. Essa filosofia pode ser notada já no processo de instalação, onde o próprio sistema desativa alguns recursos que podem ser usados para fins perigosos que possam comprometer a segurança e ou estabilidade do sistema. No processo de desenvolvimento do OpenBSD seu código é avaliado e reavaliado constantemente a fim de manter o sistema sempre seguro. Quando um erro é detectado, imediatamente uma solução é desenvolvida e aplicada, este ultimo ponto também pode ser observado em outros sistemas BSD e Linux, porem o OpenBSD trata este ponto com uma seriedade maior.
A filosofia de segurança deste sistema é levada tão a serio que outros sistemas BSDs baseiam suas políticas de segurança no OpenBSD. Em particular este sistema não é muito apropriado para quem está começando a trabalhar com BSD, caso esteja iniciando agora estudos em relação aos BSD, procure iniciar o mesmo com o FreeBSD.
NetBSD
O NetBSD é um sistema que se destaca por ser compatível com uma quantidade enorme de plataformas. Se você duvida da compatibilidade do NetBSD saiba que ele já foi até implementado em consoles de videogame Dreamcast, da Sega. O tema segurança também é fortemente trabalhado no NetBSD. Mas o foco é mesmo permitir ao sistema ser multi-plataforma. O NetBSD consegue fazer isso tão bem que os outros sistemas BSDs usam parte de seu código para tratar do assunto.