Lista de softwares interessantes para Linux

Muita gente ao entrar no mundo GNU/Linux, fica um pouco perdida sem saber que software faz determinada tarefa. Então espero poder ajudar essas pessoas com algumas indicações de softwares/ferramentas. Nas próximas linhas listarei os softwares que utilizo com maior frequência, vale ressaltar que são todos gratuitos e direcionados a plataforma GNU/Linux.

> OpenShot (OpenShot é uma alternativa gratuita e de código aberto para quem busca um editor de vídeos para sistemas Linux. Com ele você pode editar seus vídeos de maneira rápida e fácil, através de um programa que oferece vários recursos para edição de áudio e vídeo).

> BrOffice (O BrOffice incluía seis aplicativos: um processador de textos (o Writer), uma planilha eletrônica de cálculos (o Calc), um editor de apresentações (o Impress), um editor de desenhos vetoriais (o Draw), um gerenciador de banco de dados (o Base) e um editor de fórmulas científicas e matemáticas (o Math). Todas as ferramentas do BrOffice são em português).

> Filezilla (é um cliente FTP bem rápido e prático, com diversos recursos e interface intuitiva. Apresenta todas as funções básicas encontradas em programa do gênero. Possui suporte para proxy, SSL, SFTP, SOCKS 4/5, HTTP 1.1, autenticação GSS, entre outras).

> ScribusNG (O Scribus é um aplicativo de Desktop Publishing de código aberto. Versões nativas do programa estão disponíveis para Linux, Unix, Mac OS X , OS/2 e Windows, possuindo recursos avançados de layout, similares aos encontrados no Adobe PageMaker, QuarkXPress e no Adobe InDesign, este software permite exportar o projeto final em formato PDF).

> GIMP (é um programa de código aberto voltado principalmente para criação e edição de imagens, e em menor escala também para desenho vetorial, o GIMP pode se comparar ao PhotoShop).

> Inkscape (é um software livre para editoração eletrônica de imagens e documentos vetoriais, com base numa versão mais avançada do antigo sodipodi no qual teve origem, pode ser comparado ao CorelDraw).

> Cheese Webcam Booth (utilize sua webcam para tirar fotos e gravar vídeos. Além disso esse software permite aplicar efeito aos vídeos).

> emesene (software similar ao msn da microsoft, meu preferido, kkk).

> kompozer (Um ótimo editor html em inglês, o ponto fraco dessa ferramenta é que ela não destaca o código com cores).

> Bluefish (Um ótimo editor html em gtk+, em português e com recurso de destacar o código com cores).

> Brasero Disc Burner (Um software simples de ser utilizado, ele permite gravar CD/DVD de, áudio, vídeo, dados, fazer cópia de CD/DVD e gravar arquivos .iso).

> CodeLite (programação em C/C++, Java, Perl, XML, Makefile, Lua, Diff files, PHP, JavaScript, Python, HTML e ASP. Possui recurso de destacar com cores os valores digitados).

> NetBeans (programação em PHP, Ruby, C/C++, Java EE e outras linguagens).

> VirtualBox (é um software de virtualização desenvolvido pela Sun Microsystems que foi comprada pela Oracle. Essa ferramenta permite a instalação e utilização de um sistema operativo dentro de outro, os sistemas instalados dentro do VirtualBox trabalham como se fossem máquinas individuais, mas compartilhando fisicamente o mesmo hardware).

> qbittorrent (é um cliente de download torrent completamente em português, desenvolvido a partir do código fonte de outro cliente conhecido).

> bittorrent (é um cliente torrent via terminal, ele também possui uma interface gráfica que pode ser instalada a parte. Mas aqui na comunidade escrevi um artigo sobre ele, deixo aqui o link: http://www.segurancadigital.info/dicas/60-linux-geral/416-download-torrent-via-terminal).

> RecordMyDesktop (captura em vídeo a tela do computador, tem interface GTK e Qt).

> Blender é um programa de modelagem 3D grátis e muito poderoso, ele conta com um sistema para o desenvolvimento de animações e uma engine para a criação de jogos inclusa no programa.

> DVD Styler é um ótimo programa para criação de DVDs, permitido gravar a mídia nos formatos aceitos por todo tipo de leitor de dvd.

> PDF Cadeado ótimo programa para tratar arquivos pdf (cortar, adicionar páginas, adicionar e remover senhas).

>Remmina é um cliente de desktop remoto escrito em GTK +, com o objetivo de ser útil para administradores de sistema e viajantes, que precisam trabalhar com lotes de computadores remotos. Remmina suporta múltiplos protocolos de rede em uma interface de usuário integrada e consistente. Atualmente RDP, VNC, NX, XDMCP e SSH são suportados.

Workbench é um ótimo cliente para banco de dados de diversos tipos, atualmente o utilizo para gerenciar bancos de dado MySQL.

> UGet é um simples mas ao mesmo tempo uma ótima opção de gerenciador de download para ambiente Linux.

> XBMC – Mais do que um simples player multimídia, o XBMC também funciona como um centro de mídia para o seu computador ou sala de estar, se for o caso.

> Eclipse Eclipse é uma IDE para desenvolvedores de diversas linguagens.

5 comentários em “Lista de softwares interessantes para Linux

  • Em relação ao editor html, eu gosto muito do notepad++, inclusive estive a procura no google e fui trolado por ele, achei que tivesse para o linux, mas, com uma busca mais profunda,é instalado no wine, então, acredito não ter ele para linux (instalação direta). Mas um que já utilizei e gostei foi o gedit, muito bom também, mas, não mostra em cores assim como o mencionado nesta página.

  • A ferramenta gedit tem a função de realizar desta quem diversas sintaxe, para isso é preciso antes salvar o arquivo ou então no canto inferior direito definir a linguagem manualmente. A ferramenta Bluefish é muito boa pois tem esta mesma função, ainda permite recolher (ocultar) trechos de código e já possui algumas coisas prontas…

  • Blender realmente é muito bom, mas, a maioria dos tutoriais que encontro que ensinam suas funções, são em inglês.

Não é possível comentar.