SSH – Conexão em risco!

Escrevi para a 5ª edição da Revista Segurança Digital um tutorial de como proteger seu servidor SSH. Observe a frase, “como proteger seu servidor SSH”, não falo como estabelecer uma conexão segura (criptografada) nem como garantir autenticidade entre as partes, mas sim como proteger o server SSH de conexão que possam caracterizar alguma tentativa de acesso não autorizado por meio de força bruta (brute force).

Neste tutorial ensino como utilizar uma ferramenta/script chamado DenyHosts, procurei simplificar ao máximo a forma de instalação e configuração deste, busquei ainda não sobrecarregar o tutorial com muitas informações mas ao mesmo tempo torná-lo bem atrativo. Dependendo do interesse dos leitores e comentários posso preparar um tutorial de como proteger a transferência de dados/informações por meio do SSH e até mesmo como fazer a autenticação das partes envolvidas na “conversa”.

Como mencionei anteriormente simplifiquei ao máximo todo o processo de instalação e configuração do DenyHosts, pois meu objetivo é atingir a maior gama possível de leitores. Espero que gostem…

Obs: É valido informar que o título do tutorial na revista pode ser diferente do indicado aqui “SSH – Conexão em risco!”.

1 comentário em “SSH – Conexão em risco!

  • Bom dia, tenho interesse no tutorial de como proteger a transferência de dados/informações por meio do SSH e até mesmo como fazer a autenticação das partes envolvidas na “conversa”.

Não é possível comentar.